Moda sustentável é um tópico cada vez mais importante e relevante na indústria da moda. É um termo cada vez mais usado atualmente, pois refere-se a produção, ao consumo e o descarte de roupas e afins, de maneira ética e consciente ambientalmente.
É de suma importância estudar sobre alguns dos impactos ambientais que a indústria da moda causa, e como cada um de nós pode tomar algumas medidas para aderirmos mais a moda sustentável. Por isso, nós aqui do Blog, traremos conteúdos relevantes para vocês, compartilhando informações e dicas sobre moda, bem como sobre moda sustentável, para incentivá-las a fazer escolhas mais conscientes.
Conteúdo
Afinal, o que é moda sustentável?
A moda sustentável refere-se a produção de roupas e acessórios com estratégias sustentáveis, com o intuito de reduzir o impacto ambiental, social e econômico. Em sua produção, incluem a utilização de materiais orgânicos, reciclados ou de fontes renováveis, como por exemplo, algodão orgânico ou fibras recicladas, usando de processos de produção que reduzem o consumo de água e energia, evitando o uso de substâncias tóxicas.
Também priorizam práticas de produção ética, bem como condições de trabalho e salários justos para trabalhadores. É importante saber de onde, e como as suas roupas foram feitas, assim como quem as produziu, então, é interessante escolher marcas que sejam transparentes sobre suas práticas de produção.
Além disso, a moda sustentável incentiva os consumidores a serem mais conscientes sobre suas escolhas, e a pensar nas consequências delas para o meio ambiente. Incentivam também a comprar roupas e acessórios de qualidade que possam durar mais tempo, em vez de seguir as últimas tendências e descartá-las rapidamente.
Mas, não é somente na produção e no consumo que devemos nos preocupar, como também no descarte, buscando maneiras de dar uma nova vida as peças antigas, como por exemplo, doar ou deixar em brechós.
Dicas e vantagens
Em seguida, selecionamos algumas dicas importantes para você que está pensando no meio ambiente, e para te ajudar a fazer escolhas conscientes.
Primeiramente, busque comprar roupas de maior qualidade e atemporais. Ao investir em peças feitas com materiais duráveis, como por exemplo os tecidos naturais, você estará proporcionando uma vida útil maior nas peças. Ou seja, aumentará a durabilidade das peças, fazendo com que não precisem ser substituídas frequentemente. Isso ajudará a reduzir a quantidade de roupas descartadas, e a preservar os nossos recursos naturais, reduzindo também o impacto ambiental causado pelo setor têxtil. Ao se cansar das peças, doe-as ou venda para um brechó.
No final desse post, iremos sugerir algumas marcas de roupas que são éticas e transparentes. Opte por marcas de roupas que buscam essas práticas de produção sustentáveis. Considere comprar roupas usadas ou vintage, em vez de novas, isso ajuda a reduzir o consumo desnecessário, o que pode levar a uma vida mais simples e equilibrada.
Aposte em combinações diferentes para suas roupas e acessórios, mas sem perder a sua essência e dentro do seu estilo, é claro. Seja criativo com suas roupas existentes, isso ajuda a evitar a necessidade de comprar mais roupas. E se necessitar de compras, busque por esses materiais sustentáveis, orgânicos, reciclados ou de fontes renováveis, como algodão orgânico, tencel, lyocell, entre outros.
Por fim, não menos importante, considere levar suas peças que estão paradas no roupeiro, até a costureira para fazer uma reparação e talvez até uma customização. Por vezes as peças estão danificadas, mas com criatividade podemos renová-las e até mesmo doá-las após esses reparos.
Moda Sustentável vs Moda Minimalista
São conceitos relacionados, mas diferentes. A moda sustentável se concentra em reduzir o impacto ambiental, social e econômico da produção de roupas e acessórios, incluindo a reutilização, o reparação e a reciclagem de roupas antigas, prolongando sua vida útil.
Por sua vez a moda minimalista, se concentra na simplicidade e na qualidade das peças de roupa, ao invés de seguir as tendências da moda. A moda minimalista promove o uso de peças básicas e versáteis, em vez de muitas peças de moda de curta duração. Isso pode ajudar a reduzir o impacto ambiental, pois as pessoas compram menos roupas e as usam por mais tempo. Além disso, a moda minimalista também pode ajudar as pessoas a se concentrarem em qualidade em vez de quantidade, o que pode ser uma forma de consumo mais consciente.
Portanto, a moda sustentável e minimalista podem ser combinadas, pois ambas promovem a redução do impacto ambiental. E a moda minimalista pode ajudar a reduzir o consumo de moda e aumentar a vida útil das peças, enquanto a moda sustentável se concentra na produção ética e no uso de materiais ecológicos. Mas a moda sustentável, pode ter vários estilos, como por exemplo, o vintage.
Moda sustentável marcas
Existem muitas marcas no mercado que trabalham com estratégias sustentáveis, entre elas podemos citar:
- Patagonia: Esta é uma marca de roupas e acessórios para esportes de aventura, que se concentra em estratégias sustentáveis. Utilizam materiais orgânicos e reciclados, a energia utilizada é renovável e também possui condições dignas de trabalho. Fonte: patagonia.com
- Everlane: Uma marca de moda casual que se concentra em usar materiais reciclados e orgânicos. Reduzindo as emissões de carbono, e buscando eliminar a dependência da indústria da moda de fibras animais. Fonte: everlane.com
- Stella McCartney: é uma marca de luxo, que utilizam materiais ecológicos e práticas sustentáveis, como as fibras recicladas e a eliminação do uso de peles animais, optando pelo couro vegano. Fonte: stellamccartney.com
- Eileen Fisher: Uma marca de moda feminina que trabalha com estratégias sustentáveis, reduzindo o impacto ambiental, através de materiais ecológicos e práticas de produções éticas. Utilizam fibras e algodão orgânicos, reciclam roupas antigas e valorizam seus trabalhadores. Também utilizam energia solar, e buscam diminuir as emissões de carbono. Fonte: eileenfisher.com
- Reformation: É uma marca que se concentra em usar materiais de baixo impacto, tecidos resgatados de estoque morto e roupas vintage reaproveitadas. Usam fontes de energia renovável, buscam reduzir o uso de água e as emissões de CO2, proporcionando também um ambiente de trabalho seguro, saudável e justo. Fonte: thereformation.com
Essas são algumas das muitas marcas de moda sustentável disponíveis no mercado. Como a conscientização sobre a sustentabilidade aumenta, cada vez mais marcas estão adotando práticas de produção menos prejudiciais ao meio ambiente.
Moda sustentável marcas brasileiras
Existem também várias marcas brasileiras que já trabalham com a moda sustentável. Podemos citar:
- Ecofashion: na verdade é um conceito que utiliza metodologias e processos de produção sem grandes impactos ao meio ambiente, buscando a utilização de materiais veganos, reciclado, tecidos orgânicos e roupas feitas à mão.
- Osklen: essa marca brasileira é conhecida por sua abordagem sustentável, usando materiais ecológicos e promovendo ações sociais.
- Farm: é uma marca que tem buscado a transparência bem como iniciativas sustentáveis. Como por exemplo o plantio de arvores para redução do CO2 produzido, redução de água na fabricação de suas peças. Os resíduos também são reaproveitados, sendo doados para uso.
- Cantao: é uma marca ética e sustentável, feita para mulheres autênticas, e pouco óbvias, que busca trabalhar com tecidos orgânicos e processos de produção limpos.
- Três: é uma marca brasileira que se dedica a uma produção sustentável, através de técnicas que geram menos impactos ao meio ambiente.
- Lado Basic: é uma marca de moda que preza por slow fashion e carrega em seu DNA conceitos como sustentabilidade, atemporalidade e funcionalidade.
Essas são apenas algumas das marcas que buscam estratégias sustentáveis na produção e descarte de suas peças, incentivando sempre o consumo consciente.
Brechó é moda sustentável?
Os brechós podem sim ser considerados uma forma de consumo consciente, pois eles promovem a reutilização e o prolongamento da vida útil das roupas, além de incentivar o consumo consciente e o apoio às comunidades locais. Ao comprar roupas usadas em brechós, as pessoas podem encontrar peças de qualidade com preços acessíveis, sem precisar contribuir para a produção de novas roupas.
No entanto, é importante lembrar que nem todos os brechós são sustentáveis, alguns deles podem vender roupas produzidas de forma insustentável e/ou com condições de trabalho precárias. Por isso, é importante pesquisar sobre a origem da roupa e as condições de trabalho da indústria têxtil, e escolher os brechós que priorizem a moda consciente.
Se inspire com elas
Várias famosos e influenciadoras de moda, já aderiram a moda sustentável ou a uma moda mais consciente, e fazem campanhas para divulgar essa causa. Podemos destacar entre elas: a atriz Emma Watson.
a esposa do ator Colin Firth – Livia Firth.
Meghan Markle – A Duquesa de Sussex.
Stella McCartney.
Eileen Fisher.
a modelo Gisele Bundchen.
Todas apoiam a moda sustentável, algumas delas usam roupas de marcas sustentáveis em suas aparições públicas, e outras são embaixadoras de marcas que promovem práticas mais sustentáveis. Também podemos citar:
Danielle Bernstein (@weworewhat): Ela é uma das principais influenciadoras digitais de moda, e tem se destacado por promover a moda sustentável em suas redes sociais.
Camila Coelho (@camilacoelho): A blogueira e youtuber tem se destacado também por promover a moda sustentável em suas redes sociais, e usando algumas vezes roupas de marcas sustentáveis em suas aparições públicas.
Paula Salvador (@_paulasalvador): Ela é uma influenciadora de moda com foco em moda consciente, ela compartilha dicas de como se vestir em suas redes sociais, aproveitando ao máximo cada peça.
Marta Riumbau (@martariumbau): Ela é uma influenciadora e consultora de moda sustentável, ela compartilha dicas e sugestões de como consumir de forma ética e sustentável.
Leandra Medine (@leandramcohen): Ela é uma influenciadora americana, e tem se destacado por promover a moda sustentável em suas redes sociais e usando roupas de marcas sustentáveis.
Negin Mirsalehi (@negin_mirsalehi) é uma influencer de moda e beleza holandesa, que também segue essa linha de moda consciente.
Esses são alguns exemplos de personagens famosas que aderiram a essa moda sustentável e usam suas plataformas digitais para promover essa causa. A conscientização sobre a sustentabilidade está crescendo, e cada vez mais personagens famosos estão se juntando a essa causa. Portanto, vamos juntos fazer nossa parte!